A gestão de contratos não se refere apenas ao arquivamento e inventário destes no ambiente físico ou virtual de guarda.

A gestão, além disso, acompanha o ciclo de vida do documento, desde a sua fase inicial, passando pelo cumprimento, podendo chegar até o momento do término ou renovação.

Inclusive, por vezes, o término do contrato ainda estará acompanhado do prosseguimento de deveres entre as partes, como o sigilo de informações.

Nesse sentido, são diversos os fatores que determinam a saúde financeira e operacional de uma empresa, como o fluxo de trabalho, controle patrimoniallucratividade sobre as vendas ou serviços e margem de custos. E aí você me pergunta: o que isso tem a ver com a gestão?

Imagina só: sem um controle dos contratos em (1)tratativa, (2)em execução, (3)finalizados ou em (4)fase de renovação a empresa poderá se deparar com um grande sufoco: seja pelo esquecimento de renovar no prazo datado, o que lhe ocasionará falta de estoque; seja a execução de serviço ineficiente ou desnecessário; seja o pagamento fora do prazo, acarretando acréscimos indesejados; seja na perda de benefícios estratégicos e inúmeras outras possibilidades.

O que costuma ocorrer quando não se tem o controle contratual?

  • Desperdício operacional da empresa;
  • Relações que se iniciam sem a devida formalização dos deveres e obrigações;
  • Inércia quanto à necessidade de alterações e adaptações contratuais por meio de aditivos e aditamentos;
  • Descumprimento de prazos;
  • Descumprimento de obrigações – o que pode acarretar na alteração do objeto do contrato tacitamente.

Dessa forma, uma eficiente gestão do ciclo de vida do contrato ajuda a reduzir os riscos e diminuir os custos – técnicos, operacionais, administrativos e financeiros.

Quer saber mais sobre o assunto? Publiquei no Youtube o primeiro vídeo, falando 05 dicas sobre a Gestão dos contratos, confira:

Publicado por Lauren Juliê Liria Fernandes T. Alves

Advogada e sócia nominal do escritório Teixeira Camacho & Brasil Advogados, com sede no Mato Grosso. Graduada em Direito pela Universidade de Cuiabá. Especialista em Direito Contratual pela Estácio de Sá. Especializanda em Uso e Proteção de Dados pela PUC Minas. Cursando Propriedade Intelectual pela Academia da Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Professora de Contratos pela Formação Contratualista. Membro da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados. Presidente da Comissão da Jovem Advocacia da 10 Subseção da OAB/MT. Membro e Secretaria da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Tangará da Serra/MT. Administradora do blog contratualista.com. Já foi professora de Direito pela Universidade do estado de Mato Grosso (UNEMAT), ministrando teoria do Direito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: